terça-feira, 26 de abril de 2011

Hora do Estudo!

Bom dia!!!

Hoje estou começando a fazer um curso superior, virtual, pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia e isso me incentivou a escrever um post sobre Ensino à Distância - EAD.

Tenho o costume de fazer cursos virtuais pois me identifico bastante com essa proposta de ensino, já que não precisamos frequentar salas de aula e ainda ficamos livres para fazer o nosso horário de estudo! Para mim é uma vantagem muito grande!

O governo está com programas de incentivo de EAD, com o objetivo de ajudar pessoas que não têm acesso a escolas; são cursos voltados principalmente para quem mora no interior. Várias Universidades Federais pelo país estão oferecendo essa modalidade de ensino. As formas de ingresso variam de instituição para instituição. No caso da UFU fiz uma prova de vestibular; mas sei que a maioria das Universidades já está adotando o ENEM. Porém, como os cursos são pouco conhecidos, a relação candidato/vaga é bem baixa, o que facilita o ingresso.

Esses cursos de nível superior são mais puxadinhos. Têm de 4 a 5 anos de duração e exigem o deslocamento do aluno até a universidade umas 2 vezes por semestre para fazer provas e atividades em grupo. Mas como são oferecidos por Universidades Federais, são GRATUITOS!!! Grande vantagem, não?!

Existem também cursos virtuais que são mais simples. São cursos rápidos, de aproximadamente 15 horas, bem específicos, bem interessantes e ainda com certificado de conclusão do curso. Algumas instituições bastante conceituadas têm oferecido cursos EAD gratuitos. Já fiz cursos pela FGV, ENAP, Fundação Bradesco, ESAFILB-Senado.

Ando também bastante interessada em estudar inglês pela internet. Minha colega de trabalho me indicou um site da BBC muito bacana para aprender inglês. Estou adorando! Obrigada Simone!

E aí, pessoal, vamos estudar? Afinal, a vida não é só diversão, né?!

Beijos e boa semana!

Ciba

Nenhum comentário:

Postar um comentário